[Sobre][Exemplo] Banner Topo da Página

MANIFESTO PELAS ARTES INDÍGENAS

Grafismo

Hoje no Brasil temos o privilégio de sermos conterrâneos e contemporâneos de centenas de povos indígenas. De testemunhar em seus olhos, suas lutas e suas culturas do que talvez seja o maior exemplo de resistência que a humanidade já conheceu. Esta resistência se materializa na arte, no artesanato. Cada cesto, cada pulseira, cada pintura carrega consigo esta marca. De tão lindos nos ensinam que a beleza, cuidadosamente tramada à mão, é um agente que forma e transforma a sociedade. Se são feitos hoje é porque seus sabedores seguem re-existindo.

Nós, da Tucum, decidimos estar ao lado deles. Fazer de suas lutas as nossas para diminuir o abismo entre a riqueza e potência dos povos originários deste país e a maneira como são vistos e reconhecidos pela sociedade, ainda impregnada de estereótipos e preconceitos que perpetuam a opressão histórica contra seus corpos e territórios. Quem veste suas artes sente a força que elas carregam.

O futuro é agora! Para nos mantermos vivos precisamos da floresta em pé e para isso, é preciso que seus guardiões estejam em pé junto com ela. Seguimos na luta para que os modos de vida dos povos indígenas sejam respeitados, que seus direitos e territórios estejam assegurados.

A Tucum te convida a fazer parte deste manifesto e a ser um aliado na valorização das culturas indígenas, suas artes e sua luta.

Sobre - Manifesto Tucum

Promover a valorização das artes dos Povos Indígenas. Queremos mostrar para todo o mundo que no Brasil temos artistas indígenas que vivem nas florestas, cerrados, em aldeias ou nas cidades, produzindo incontáveis riquezas para a humanidade através de suas culturas.

Sobre - Propósito

Toda ação da Tucum visa estimular ou proporcionar a autonomia e a geração de renda para os povos indígenas e comunidades tradicionais com que trabalhamos. Contribuir para a manutenção de suas culturas é honrar saberes que se renovam no fazer de cada produto, que por sua vez renovam nossa conexão com sofisticadas cosmologias. Fortalecer os povos indígenas é fortalecer a transmissão de conhecimentos que garantem não somente a sobrevivência destes povos, mas a nossa própria existência enquanto sociedade, capaz de reconhecer e valorizar suas raízes e sua história.

Assessoramos organizações indígenas na estruturação da cadeia produtiva do artesanato, no desenvolvimento de seus negócios e também atuamos como parceiros comerciais na venda de seus produtos. Fazemos isso através de consultorias e comercialização de artesanatos indígenas na nossa plataforma Marketplace e em lojas parceiras no Brasil e no exterior.

Sobre - Atuação

Equipe

EQUIPE 1

AMANDA SANTANA
Sócia-fundadora e Diretora Criativa

EQUIPE niema

FERNANDO NIEMEYER
Sócio-fundador e Relacionamento com Comunidades Tradicionais.

[Sobre][Exemplo]FERNANDA

FERNANDA GISSONI
Administrativo e Parcerias

[Sobre][Exemplo] Amanda Scarparo

AMANDA SCARPARO
Criação de conteúdo

SUCESSO
FALHA
AUTONOMIA

AUTONOMIA

Promovemos a autonomia das organizações nas tomadas de decisão.

EQUILIBRÍO FINANCEIRO

EQUILIBRÍO FINANCEIRO

Relações equilibradas e simétricas que valorizam os modos de vida das populações tradicionais e indígenas.

ATIVISMO

ATIVISMO

Usamos nossos canais de comunicação para promover e engajar a sociedade à pauta do movimento indígena do Brasil.

MONITORAMENTO DE IMPACTO

MONITORAMENTO IMPACTO

Acompanhamos os impactos gerados com a venda dos artesanatos nas comunidades e em seus territórios.

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Existência de espaços democráticos de negociação e diálogos entre as partes e transparência no acesso à informação e nas negociações.

PARCERIA

PARCERIA

Construímos parcerias sólidas e duradouras com as Artesãs e suas comunidades.